5

Aljustrel e Valinhos | Casas dos 3 pastorinhos

A quinta paragem do percurso é realizada em frente à Casa-Museu de Aljustrel na Rua dos Pastorinhos. Daqui poderá seguir a pé para visitar as casas dos 3 pastorinhos, os Valinhos e a “Loca do Anjo”.

 

 

 

A pequena aldeia de Aljustrel foi o local de nascimento dos três pastorinhos. A casa dos irmãos Francisco e Jacinta podem ser visitadas, assim como a casa da Lúcia, convertida num museu que retrata o modo de vida local do início do séc. XX. Partindo de Aljustrel, poderá percorrer a via-sacra passando por Valinhos.

 

Valinhos
Entre a 8.ª e a 9.ª estações da Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos fica o local onde ocorreu a quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de agosto de 1917, local designado de Valinhos.

 

Casa-Museu de Aljustrel
A Casa-Museu de Aljustrel localiza-se junto à casa natal da Lúcia, naquele povoado de Aljustrel, a cerca de 2 quilómetros do Santuário de Fátima. Primeiro núcleo museológico permanente do Santuário, foi inaugurada em 19 de agosto de 1992 e está instalada na antiga residência de Maria Rosa, madrinha de batismo da Lúcia. Aí se podem observar quatro núcleos que ajudam a entender a vida quotidiana à época das aparições.

 

Casa do Francisco e da Jacinta
Esta foi a casa em que nasceram os Beatos Francisco e Jacinta Marto, os dois filhos mais novos da família Marto. A casa, que dista cerca de 200 metros da casa da Lúcia, foi adquirida pelo Santuário em novembro de 1996, sendo posteriormente reconstruída.

 

Casa da Lúcia
Casa em que nasceu e viveu Lúcia de Jesus, a mais nova de seis irmãos. Aí se efetuaram os primeiros interrogatórios aos videntes e no seu quintal existem ainda as figueiras à sombra das quais os três pequenos pastores brincavam e se escondiam quando procurados por curiosos ou peregrinos.

Em 1981, a Irmã Lúcia ofereceu a casa ao Santuário, que dela tomou posse apenas em 1986. O espaço envolvente da casa foi arranjado e no seu quintal construiu-se um novo Posto de Acolhimento e Informações, inaugurado em agosto de 1994.

 

Loca do Cabeço
A Loca do Cabeço é o lugar onde, segundo as fontes fatimitas, se deram a primeira e a terceira aparições do Anjo aos videntes.

 

Mais informações:
Página oficial do Santuário de Fátima: www.fatima.pt.

 

Foto da Loca do Cabeço gentilmente cedida pelo Apostolado Mundial de Fátima (www.worldfatima.com). Mais fotos em www.fatimaphotos.com.

Horário

Comboio de Fátima -

Tarifário

Comboio de Fátima -